quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Os selos de correio aéreo da Companhia de Moçambique

Os catálogos costumam colocar no capítulo dos selos de Correio Aéreo as duas séries emitidas em 1935 pela Companhia de Moçambique.

A primeira série, composta por 10 selos de forma triangular, circulou de 1 de Outubro 1935 até 31 do mesmo mês.



A segunda, composta por 15 selos de forma rectangular e com o mesmo motivo (um avião sobrevoando a cidade de Beira), foi emitida no dia 1 de Novembro de 1935 e esteve em circulação até a extinção da Companhia.



Apesar do motivo dos selos, a primeira emissão não deveria ser considerada como de correio aéreo (uso exclusivo em correspondência enviada por via aérea) mas apenas como comemorativa da inauguração do correio aéreo, assim como especificado nos próprios selos e na Ordem do Governo do Território da Companhia que determina a entrada em circulação dos mesmos.

Bem diferente é a descrição da segunda série que consta na Ordem de entrada em circulação: "Tendo sido autorizada a emissão de uma série de selos especiais para franquia da correspondência avião ...". A especificidade destes selos reflecte-se na legenda «CORREIO AÉREO» ausente nos selos da primeira emissão.

Apesar de os primeiros selos serem adaptos para franquear também correspondência circulada por via terrestre ou maritima, não devem ser muitas as peças conhecidas que viajaram por estas vias. É razoável porém pensar que, devido à novidade e ao motivo dos selos, estes foram utilizados quase unicamente para correspondência expedida por via aérea.

A carta mostrada a seguir não é uma demonstração segura de circulação por via superfície, pois não apresenta qualquer marca de transito ou de chegada e é claramente filatélica (mas quantas serão as cartas franqueadas com os selos triangulares que não são filatélicas?), mas a franquia de 3$75 (a inteira série de 10 selos + um selo de 20 c.) corresponde correctamente ao porte, em vigor na altura, de uma carta registada até 20 gr. com destino ao estrangeiro.


Carta registada de Beira (16 OUT 35) para Liverpool (sem marca de chegada) com franquia de 3$75

É curioso ver como uma inteira série de 10 selos não era suficiente para cobrir o custo de uma simples carta registada.

Sem comentários: