quinta-feira, 24 de junho de 2010

Miranda/Macaloge e Olivença/Lupilichi/Matchedje (Niassa)

Pequeno contributo ao artigo "República de Moçambique - As alterações toponímicas e os carimbos dos correios - XXI - Diversas mudanças toponímicas e muitas dúvidas" de Jorge Luís Fernandes.

O Decreto-Lei n. 10/76 de 13/3/1976 determinou a mudança de numerosos topónimos usado no período colonial, entre os quais os das localidades de MIRANDA (assim denominada nos meados dos anos '60) que passou a denominar-se MACALOGE (seu antigo nome), e OLIVENÇA que passou a ser chamada LUPILICHI, ambas localizadas na actual Província do Niassa.

A confirmar que a mudança de nome da ETP de Miranda, além da etiqueta de registo da carta que ilustra o artigo de Jorge Luís Fernandes, posso mostrar uma marca postal de Macaloge datada Fevereiro 1984.


Macaloge, sede do homónimo Posto Administrativo (ca. 6.700 habitantes em 2005), situa-se no Distrito de Sanga, a NW da Provincia de Niassa.

 Mapa da Província de Niassa com assinaladas Macaloge (vermelho) e Matchedje (verde)

Confrontando este mapa com o publicado juntamente ao artigo de J.L.Fernandes, nota-se como a posição geográfica de MATCHEDJE corresponda com boa aproximação à de Olivença. É bem provável portanto que Olivença tenha na realidade, e apesar do Decreto-Lei, assumido este novo topónimo e não Lupilichi. É também possível que Lupilichi seja uma deformação de Lipuche, cuja localização (mesma latitude mas próxima ao lago Niassa) pode ter dado origem ao equivoco.

_______________

Jorge Luís Fernandes, "República de Moçambique - As alterações toponímicas e os carimbos dos correios - XXI - Diversas mudanças toponímicas e muitas dúvidas" (A Filatelia Portuguesa, n. 106, Maio 2002)

Ministério da Administração Estatal, "Perfil do Distrito de Sanga, Província de Niassa" (2005)

Sem comentários: