segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Coroa da Índia com denteado falso

Apesar de não ser um selo de Moçambique, achei oportuno comentar este selo (à venda no próximo leilão do Clube Filatélico de Portugal de onde retirei a imagem) por se tratar de um tipo de falsificação à qual pode estar sujeito um qualquer selo. O selo é descrito como tendo o denteado deslocado (mas seria melhor defini-lo "denteado duplo", se fosse original).



Qual era o estado original do denteado horizontal inferior não é dado saber. Podia estar nessas condições - e o falsário achou melhor dar valor a um selo estragado - ou o denteado estava intacto e o estrago foi propositadamente feito por ele. E com razão ... do ponto de vista dele e do seu parcial conhecimento das ferramentas de perfuração. É evidente que o falsário quis simular uma dupla batida do pente, com a segunda batida deslocada horizontalmente de alguns milímetros. Com o pente orientado como um E deitado o resultado de facto seria uma dupla perfuração bem distinta no lado vertical e uma perfuração danificada no lado inferior (os furos das duas batidas dificilmente coincidiriam).
O problema (e foi o pormenor que traiu o falsário) é que estes selos foram picotados com um perfurador de grade. A dupla batida ia afectar todos os lados do selo incluindo o lado superior que teria que se encontrar numa condição parecida (não idêntica sendo a perfuração irregular) à do lado inferior.

E se estivesse enganado e estes selos Coroa foram denteados com um perfurador de pente, por quanto pouco provável possa ser? Ou, confirmando o perfurador de grade e por quanto improvavel possa ser, se no lado superior os furos das duas batidas coincidiram perfeitamente? Nestes casos continua havendo algo que não quadra. Por quanto irregular possa ser a perfuração, uma dupla batida gera dois picotados identicos qualquer que seja a ferramenta usada. As duas perfurações verticais do lado direito do selo em questão teriam que ser perfeitamente iguais. Uma ampliação de uma parte do selo e os traços tangentes ao primeiro furo mostram as diferenças.



O denteado vertical interno é ao meu ver falso!

Sem comentários: