sábado, 10 de outubro de 2009

Os selos em uso no distrito de Gaza

O distrito de Gaza, ao contrário dos restantes distritos da Província de Moçambique, nunca teve selos próprios por se tratar inicialmente de um distrito militar, a seguir extinto com a reorganização administrativa da província de 23 de Maio 1907 e integrado no distrito de Lourenço Marques.
Somente em 1918 com Decreto 3762 de 21/1/1918 é finalmente criado o distrito de Gaza com sede na vila de Chai-Chai e com uma área que compreendia as circunscrições de Chai-Chai, Chibuto, Machopes, Bilene e Guijá. O ano 1918 era demasiado tarde para o distrito beneficiar da última emissão de selos específicos para os distritos (emissão Ceres de 1914).

A supressão do distrito militar de Gaza e a sua integração no distrito de Lourenço Marques teve uma importante consequencia filatélica. Apesar do atraso de mais de um ano, a direcção dos correios com ODS n. 438 de 1/8/1908 comunica que:

"deixaram de circular no extincto districto militar de Gaza os sellos de franquia postaes com os dizeres Moçambique, achando-se actualmente alli em circulação os de Lourenço Marques."

razão pela qual podemos encontrar selos de Moçambique ou de Lourenço Marques obliterados com marcas de dia iguais e da mesma localidade dependendo apenas do ano de uso, como é o caso destes dois selos:

Selo com legenda Moçambique obliterado com carimbo hexagonal de Chibuto datado 10 DEZ 06


Selo com legenda Lourenço Marques obliterado com o mesmo carimbo de Chibuto datado 21 NOV 11

Sem comentários: