domingo, 8 de novembro de 2009

Delagoa Bay, um topónimo que tardou a desaparecer



O título da mensagem é propositadamente o mesmo que Jorge Luís P. Fernandes deu a um parágrafo do seu artigo «As Alterações toponímicas e os carimbos dos correios - XXV - Quando se chamava "Delagoa Bay" a Lourenço Marques», pois adiciona-lhe uma informação.

Que o topónimo tardou a desaparecer o demonstra esta carta enviada de Harta (Aústria) em 7/3/1913 para a Delagoa Bay Agency Co, Ltd sediada em ... Delagoa Bay, claro.



Pena é que a carta não apresente qualquer marca de chegada a Moçambique, mas apenas uma de trânsito de Paris datada 10/3/1913 ...



... e sobretudo que não apresente uma marca ou anotação dos correios de Moçambique que esclareça se a carta foi retirada da distribuição e devolvida ao remetente ou que tenha tido outro destino. É o que podia ter acontecido uma vez que os correios podiam não se responsabilizar pela sua regular distribuição, como previsto no Aviso da Repartição Superior dos Correios e Telégrafos transcrito na ordem de serviço n. 516 de 1 de Setembro de 1908 (BCTT n. 27 de Setembro de 1908).



Segundo o aviso, a distribuição das cartas com endereço Delagoa Bay no lugar de Lourenço Marques ia ser garantida ainda por um período de um ano, passado o qual os correios já não se iam responsabilizar pela sua entrega. A OdS porém esclarece que não ia haver qualquer alteração na distribuição das correspondências até não transmitir instruções espécificas. Estas instruções foram depois dadas?

Sem comentários: